30 de março de 2022

Osteoartrite de Joelho e Quadril (Parte I): Aspectos clínicos

Considerações gerais sobre Osteoartrite (AO)

A OA como uma doença

Admite-se que a OA é uma doença inflamatória, com progressão na maioria das vezes, lenta e persistente, afetando a articulação como um todo (cartilagem, osso subcondral, ligamentos, meniscos dos joelhos e músculos), levando a degeneração articular. Sua evolução poderá levar a indicação de artroplastia (substituição da articulação).

Definição da OARSI

A osteoartrite é uma doença que envolve articulações móveis caracterizada por estresse celular e degradação da matriz extracelular iniciada por micro e macro lesão que ativa respostas de reparo mal adaptadas, incluindo vias pró-inflamatórias da imunidade inata. A doença se manifesta primeiro como um desarranjo molecular (metabolismo anormal do tecido articular) seguido por desarranjos anatômicos e / ou fisiológicos (caracterizados por degradação da cartilagem, remodelação óssea, formação de osteófito, inflamação articular e perda da função articular normal), que pode culminar em doença

Fonte: https://oarsi.org/research/standardization-osteoarthritis-definitions

1 de março de 2022

Escala Funcional Específica do Paciente

Introdução

A Escala Funcional Específica do Paciente (PSFS) é uma medida de resultado específica do paciente autorrelatada, projetada para avaliar a mudança funcional, principalmente em pacientes que apresentam distúrbios musculoesqueléticos [1] [2] A escala foi desenvolvida por Stratford et al 1995 como uma medida de auto-relato de função que poderia ser usada em pacientes com níveis variados de independência [1] . Ele foi projetado para fornecer aos médicos uma medida de resultado válida, confiável, responsiva e eficiente que seria fácil de usar e aplicável a um grande número de apresentações clínicas [3] .