31 de outubro de 2012

Disfunção Sacro-ilíaca: problemas relacionados



                A disfunção Sacro-ilíaca (SI) é bastante corriqueira em nossos consultórios, mas também um pouco que deixado de lado por fisioterapeutas que não tem uma formação em terapia manual. Ao meu ver, não é preciso ter uma formação específica em dada técnica de terapia manual para poder voltar a atenção para essa disfunção que por ser tão corriqueira, tem um alto potencial lesivo a estrutura musculoesquelético, em meio as adaptações que pode gerar.
                Para simplificar, vamos a algumas informações que julgo importantes. Existem algumas entidades patológicas que podem mimetizar a dor SI, ou até mesmo fixa-las. É o caso de pontos-gatilho na musculatura sural, onde a dor referida pode se apresentar na região SI, e a musculatura glútea e piriforme, que podem espasmos devido a disfunção. Mas também é válido salientar que uma disfunção SI pode mimetizar um sintoma ciático, inclusive levando dor até a região crural e sural. Por isso, não é preciso se apavorar quando um paciente com queixa de dor ciática chegar em seu consultório, se preocupe primeiro em descobrir a causa do sintoma.
                Outro parâmetro que pode ser avaliado é o espasmo da musculatura eretora, pois pode haver diferença de tensão assimétrica, mostrando que já está havendo um processo de compensação musculoesquelético, podendo também ser fonte de ciatalgia. Um outro mimetizador da ciatalgia é o próprio piriforme.
                Um desajuste na SI é acompanhado de alteração no comprimento do membro inferior, que pode ser averiguado em decúbito dorsal e/ou decúbito ventral, tomando como referência os maléolos. O detalhe é que, na maioria das vezes, a disfunção não é estrutural, mas sim funcional podendo ter como fonte a disfunção SI. Sendo assim, mobilizações e manipulações nessa articulação traduziriam no realinhamento. Também se pode observar que o simples tratamento muscular, eliminando os espasmos e alongando musculaturas encurtadas podem trazer uma melhora tanto nos sintomas como na discrepância dos MMII.
                Quais músculos interferem na atividade funcional da SI? Temos alguns exemplos muito importantes, e vou linkar com os movimentos que podem fazer sobre o ilíaco em relação com o sacro. Músculos que fixam o ilíaco em rotação anterior: eretores da coluna, adutores, quadrado lombar, reto femoral. Músculos que fixam o ilíaco em rotação posterior: isquitibiais, abdominais, iliopsoas.
                Para finalizar esse post sobre a importância da identificação e tratamento de disfunção SI, listarei alguns outros problemas que podem advir pela fixação SI:

·         Hipermobilidade e disfunção disco-articular lombar;
·         Escoliose compensatória;
·         Artralgias de quadril, joelho e tornozelo;
·         Dor na sínfise púbica;
·         Compensações biomecânicas na coluna dorsal e cervical.

Por: Dr. Diego Sales

2 comentários:

Wagner disse...

Que remedios e atividades fisicas podem ser realizadas para aliviar essa dor?

Dr. Diêgo Sales (Organizador do Blog) disse...

Pode ser feito usos de anti-inflamatórios. Mas em geral, a recidiva acontecerá se não for detectada a disfunção mecânica que levou ao acometimento desta articulação.