1 de março de 2012

Quiropraxia na cefaléia do tipo tensional

A Cefaléia do Tipo Tensional é definida como dores de cabeça causadas secundariamente por tensão dos músculos do ombro e pescoço. Essas dores podem ser episódicas ou crônicas. Atualmente esse tipo de dor de cabeça tem sido mais frequente na população, talvez devido ao crescente estresse emocional que, quando associado a falta de exercícios e alongamentos, má postura, travesseiros e/ou colchões não adequados, uso de computador de forma errônea. Esses fatores contribuem mutuamente para o desenvolvimento das enxaquecas por tensão muscular.
                A musculatura envolvida fica tão tensa que é possível perceber nódulos de tensão no músculo, que quando pressionado pode até reproduzir a dor sentida pelo paciente. Também pode ser perceptível pontos de sensibilidade em extremidades ósseas, como nas “pontas das vértebras” (processos espinhosos). Estes são causados pela tensão que a musculatura exercesse sobre a coluna, deixando aquele ponto específico mais sensível que os demais.
                O músculo, quando submetido a uma tensão excessiva, pode também limitar o movimento do pescoço e cabeça, como também do ombro. O paciente por vezes relata sentir que há “algo preso”. Na verdade, a articulação envolvida, não consegue fazer seu movimento normal porque sendo limitada pelo musculo excessivamente tenso.
                Além disso, outro sintoma bastante comum é vertigem e náuseas. Isso pode está relacionado com certa dificuldade que os vasos sanguíneos sofrem para irrigar toda a região, já que muitos deles passam muito próximo ao musculo. Sintomas como dor envolta do olho, ou na fronte, ou até mesmo dificuldade na mastigação, também são sintomas que podem estar relacionados com a Cefaléia do Tipo Tensional.
                A Quiropraxia tem agido de maneira muito eficiente na Cefaléia do Tipo Tensional, retirando à tensão muscular, devolvendo o movimento as articulações e melhorando o fluxo nervoso e sanguíneo de toda a região. Tudo isso é conseguido através de técnicas suaves e precisa, que é adequadamente escolhida mediante a uma avaliação precisa do paciente.

Por: Ft. Esp. José Diego Sales
Organizador do Blog

Um comentário:

Anônimo disse...

Há + - 20 anos sofri de dor de cabeça e nos ossos de preticamente todo o corpo. Segui a procura de alguns médicos como: clínico geral, neurologista, otorrino, psiquiatra(este último fiz um tratamenro longo por que desenvolvi uma depressão). Nada sarava, apenas tinha algumas melhoras, e no dia seguinte voltava a sentir todo o desconforto das dores. Atendendo conselhos resolvi procurar Drª Luciana Lucena-cirugiã dentista especializada em dor oro facial. Daí foi detectado ATM e encontrou vários pontos de tensão, na cabeça,face,pescoço e na altura dos ombros. Então a Drª Luciana recomendou o tratamento do fisioterapeuta Drº Diêgo Sales, especializado em quiropraxia. Na avaliação do Drº Diêgo eu precisava de 8 sessões, sendo 2(duas) por semana. Graças a Deus, nas primeiras sessões já sentir resultado positivo. Passei p/ 1(uma) sessão a cada 15 dias e depois 1(uma) sessão a cada 30 dias. Hoje, posso dizer que o tratamento da quiropraxia foi tudo de ótimo para mim.
Eu recomendo a todos!
Valeu!!!