30 de janeiro de 2012

QUIROPRAXIA, uma maneira inteligente de tratar sua coluna


O que é a Quiropraxia?
A Quiropraxia é uma especialidade da fisioterapia que lida com o diagnóstico, tratamento e prevenção de desordens do sistema neuro-músculo-esquelético e seus efeitos delas na saúde do corpo.
A Quiropraxia vem sendo praticada no Brasil desde 1920. É uma forma de tratamento que se preocupa em devolver a mobilidade normal das vértebras e demais articulações do corpo. O tratamento quiropráxico é natural, sem uso de medicamentos ou qualquer tipo de aparelho, utilizando apenas as mãos do terapeuta para trazer o equilíbrio do corpo.
O objetivo do tratamento
                Por ser uma terapia que busca integrar o Sistema Nervoso dos demais sistemas orgânicos, o objetivo da Quiropraxia é eliminar qualquer interferência que não permita acontecer essa integração. Isso é conseguido através da eliminação da causa da doença, que, na maioria das vezes, está no mal alinhamento da coluna.
Coluna vertebral e Sistema Nervoso
                As mais diversas atividades no cotidiano do ser humano, movimentos repetitivos e posturas viciosas podem levar ao mal alinhamento da coluna vertebral. Por vezes, esse mal alinhamento pode levar ao aparecimento de dores de da coluna, músculos e ligamentos. Na maioria dos casos, o simples reposicionamento através da manipulação quiropráxica  leva a um alívio imediato.
Como é o tratamento quiropráxico?
                O tratamento quiropráxico é antecedida por uma avaliação clínica detalhada, onde o paciente relata toda sua história relacionada a doença, que vai servir de guia para o direcionamento do tratamento. O tratamento pode vir a ser de uma a três atendimentos por semana, levando de 1 a 4 meses, sendo as visitas menos freqüentes, dependendo de cada caso, ao longo do tratamento.
O que a Quiropraxia pode fazer por você?
                A Quiropraxia também lida com a prevenção de doenças, sendo necessário, por vezes o retorno regular ao consultório algumas vezes do ano, a fim de manter a saúde corporal. Não existe contra-indicação absoluta para o tratamento com a Quiropraxia. O tratamento pode ser realizado em bebês, crianças, adultos e idosos. Apesar da Quiropraxia ser a terceira maior profissão nos Estados Unidos, no Brasil muitos ainda desconhecem seus benefícios.

Outras Disfunções tratadas pela quiropraxia:

Dores na coluna;
Osteófitos (bicos de “papagaio”)
Hérnia de disco;
Dores de cabeça tensionais;
Dores no pescoço;
Torcicolos;
 Dores e tensões musculares;
Dores em ombros, cotovelos, punhos; joelhos e tornozelos;
Bursites;
 Fascite plantar (“esporão”);
Tendinite;
Lesões por esforços repetitivos;
Escolioses;
 Lordoses;
Espondiloartrose;
Fibromialgia
 Dentre outras.

Dr. Diego Sales (Organizador do Blog)
Fisioterapeuta Quiropraxista


Nenhum comentário: