1 de dezembro de 2011

Quiropraxia, uma maneira inteligente de tratar-se

Apesar do termo parecer novo, a Quiropraxia já existe há um bom tempo. Foi desenvolvida por David Daniel Palmer em 1895, e no Brasil desde 1920. Nos registros históricos, civilização antigas já praticavam algo que se parecia com a Quiropraxia, mas foi David Daniel Palmer que sistematizou e ampliou o conhecimento sobre esta arte e ciência de tratamento.

Mas o que é a Quiropraxia? O termo deriva do grego, “cheiros” que significa mãos e “práxis”, prática, prática com as mãos. Como o termo refere, é uma arte e ciência de tratamento manual, sem uso de qualquer aparelho ou medicamento. A Organização Mundial da Saúde (OMS) define a Quiropraxia como uma profissão que lida com o diagnóstico, tratamento e prevenção de desordens do sistema neuro-músculo-esquelético e seus efeitos delas na saúde do corpo.
Para a Quiropraxia, a coluna vertebral é o principal meio de mediar a cura do corpo. Isso porque dela sai vários nervos que levam informação do cérebro (sistema nervoso central) para músculos e órgãos, através do sistema nervoso periférico. Quando uma das articulações entre uma vértebra e outra está mal posicionada, ocorre uma interferência nessa informação transmitida através do nervo, diminuindo a eficiência de um músculo, de um órgão ou até mesmo de uma articulação, causando dor e transtorno ao indivíduo.
Uma vez que instalado o mal alinhamento vertebral, quando não corrigido, o corpo pode começar um processo de compensação, ou seja, o “cérebro” percebe que há algo errado e manda informações para sua correção. Mas como a informação nervosa não transita de maneira adequada, a correção também não se dá corretamente. Perpetuando essa disfunção, a tendência é o corpo ficar cada vez mais “doente” e surgir problemas como espondilose (artrose na coluna vertebral), hérnias de disco, ciatalgias (dor ciática), osteofitoses (“bico de papagaio”, “esporões”), escoliose, fascite plantar, fadiga crônica, cervicalgias (dores na região cervical), cefaléias tensionais (dores de cabeça por tensão muscular), dentre outros distúrbios.
O que é feito na Quiropraxia é uma alinhamento da coluna vertebral, através de técnicas específicas, sem causar dor. Com o reposicionamento vertebral, as informações nervosas passam de maneira eficiente, corrigindo os transtornos corporais. A Quiropraxia é um tratamento natural, pois fornece ao corpo meios para que tenha capacidade de curar-se, não tratando apenas a doença, mas o indivíduo como um todo.
                Apesar da Quiropraxia ser muito bem aceita em países como Canadá, Inglaterra, Estados Unidos, chegando a ser a terceira maior profissão de área da saúde e ter uma boa aceitação no sul e sudeste no Brasil, o nordeste ainda não conhece bem essa método de tratamento. O fisioterapeuta quiropráxico é um profissional apito para atuar corrigindo as disfunções da coluna vertebral e oferecendo a oportunidade do corpo reestruturar-se.

Por: Ft. Esp. José Diêgo Sales, DQ.

Nenhum comentário: