19 de dezembro de 2011

Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva

            A técnica de Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva (FNP) foi desenvolvida pelo neurofisiologista Herman Kabat. Esse método foi desenvolvido a partir de observações dos estudos de Sir Charles Sherington acerca da facilitação do sistema nervoso e dos padrões de movimentos humano funcional. O Dr. Kabat também contou com a colaboração de duas fisioterapeutas, Maggie Knott, considerada a pioneira em terapia manual, e Dorothy Voss.
                O termo FNP denota a diminuição da resistência neural através de um estímulo, onde um segundo movimento será realizado sobre uma resposta mais facilmente. Pensando nisso, pode-se entender a FNP como um conjunto de métodos utilização para promover, melhorar e acelerar a resposta neuromuscular através da estimulação proprioceptiva, em outras palavras, melhorar a coordenação neuromuscular.
                Esse método é indicado para o aumento da força e resistência a fadiga muscular, facilitar a estabilidade, mobilidade, controle muscular e a coordenação de movimentos. Pode ser usada desde as fazes iniciais do tratamento, mesmo durante a cicatrização dos tecidos, até a fase final de reabilitação.
                Sua principal característica é o uso de diagonais de movimento. Essas diagonais envolvem movimentos multiarticulares e multiplanares. Parte do princípio de que grupos musculares mais fortes de um padrão diagonal facilitariam a responsividade de grupos musculares mais fracos.
                A FNP possui alguns princípios básicos para os procedimentos devem ser levados em consideração, dentre eles:
Contatos manuais: devem ser feitas na musculatura agonistas ou nos tendões;
Resistência máxima: maior possível que permita o paciente realizar o movimento sem dor;
Alongamento: deve ser rápido para facilitar o reflexo de estiramento (deve ser evitado durante a fase de cicatrização).
                Abaixo constam alguns vídeos da realização da técnica envolvendo membros superiores e inferiores.












Por: Ft. Esp. José Diego Sales
Organizador do Blog.

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito obrigado,ajudou muito...

Unknown disse...

Muito bom.