18 de julho de 2011

Quick Quiz

No blog esse é o nosso primeiro Quick Quiz! Ele consiste de perguntas rápidaz onde tentaremos levantar algum aspecto importante para nossa vida prática da clínica e instigar a VOCÊS respondê-las! Portatando, peço que participem tanto enviando perguntas para o fisioterapiamanualjd@gmail.com , bem como respondendo aqui no nosso blog! O Quick Quiz de hoje já foi iniciado fo Facebook do blog!

O que é mais fácil, erguer uma carga concentricamente ou abaixá-la de forma excêntrica? Porque?


5 comentários:

Daniel Maciel disse...

É mais fácil abaixá-la de forma excêntrica, pois a gravidade auxilia no movimento. No caso de levantar de forma concêntrica a gravidade tem que ser vencida pelo torque exercido pelo músculo. Estou certo?

Dr. Diêgo Sales (Organizador do Blog) disse...

Está certo sim, mas existe mais uma coisinha interessante a ser ressaltada! Para abaixar excentricamente, mantendo uma velocidade semelhante ao de levantamento, além do trabalho das fibras musculares, existe um trabalho passivo de resistencia oferecido por estruturas não contráteis, como ligamentos e tecido fascial. Logo é válido pensar uma carga de resistencia máxima concêntrica não é a mesma da excêntrica, não é mesmo?

Alline disse...

José Diego você poderia explicar melhor a ultima frase?! Não entendi muito bem!!! Valew!!

Fisioterapeuta Raphael disse...

Ola! Acho controverso afirmar que existe uma facilidade em um ou em outro. Primeiro que isso vai depender do estado físico da pessoa que executa o movimento. Logo erguer ou abaixar vai depender da condição muscular do corpo como um todo. A instabilidade articular como a do tornozelo por exemplo pode ser maior no agachamento com carga o que torna o exercício mais difícil, ou a fraqueza muscular do quadriceps e isquitibiais pode tornar mais dificil erguer uma carga. Então acredito que a pergunta fique um tanto global se não especificar em que caso é mais fácil erguer ou abaixar uma carga.
Aguardo comentários

Luan Caldas disse...

A força é maior ao abaixar um objeto de forma excêntrica, isso porque no movimento excêntrico são recrutadas mais fibras e mais sarcômeros musculares, proporciando maior força e resistência ao movimento e consequentemente mais facilidade ao realizá-lo.