17 de maio de 2011

Você conhece o PEDro???



          Não, não estou falando de seu primo, irmão, vizinho... Claro que muitos leitores já tem conhecimento do site, mas quem não conhece, acredito que a partir de hoje, PEDro irá tornar-se um bom amigo!

     Ontem assisti uma aula com o Professor Dr. Leonardo Costa, coordenador do programa de Pós-graduação da UNICID em São Paulo, e entre os assuntos abordados na aula, um deles foi o PEDro, pois o prof. Leonardo faz parte da equipe que gerencia o site. 

         PEDro significa Physiotherapy Evidence Database, e o “ro" é só pra ficar um  nome bonitinho, segundo o professor, ou seja, é a base de dados em evidências, única e exclusivamente em Fisioterapia, e além do mais é gratuita com mais de 19.000 estudos clínicos aleatorizados, revisões sistemáticas e diretrizes de prática clínica na nossa área.

     Os estudos indexados no PEDro apresentam os detalhes de citação, resumo e o link para o texto completo (quando possível), e sempre são avaliados, com notas de 0 a 10, através da escala PEDro (no site eles especificam os critérios), e isso acaba facilitando a busca, pois você ler o estudo que pode conter as melhores informações para prática clínica.

      As buscas na base podem ser feitas de forma simples ou avançada, segundo prof. Leonardo, quanto menos palavras você colocar, melhor, é as buscas devem ser feitas em inglês. Na busca simples não se acrescenta and/or pois o site acrescenta por você, já na busca avançada, você pode colocar and/or, e caso queira procurar por alguma doença que seu nome seja composto, por exemplo, ‘cerebral palsy’, você deve envolver a palavra com as vírgulas invertidas, assim será interpretado como uma palavra só. Existem outras facilidades para as buscas, e com certeza está bem mais claro no site.

     Outra ferramenta interessante que o site oferece é o link Physiotherapy Choice’s, disponível apenas quando você acessa o site em inglês, é um quadrinho azul na lateral direita, lá você vai procurar qual o melhor tratamento você pode utilizar, clica em “Search”, e vai aparecer uma imagem do corpo humano dividido em todos os segmentos, e ai você vai fornecer informações sobre o local do problema, o tipo de problema, os sintomas e que tipo de tratamento você quer saber sobre, e então o site vai selecionar tudo que está relacionado com a doença que você procura.

   Espero que seja útil para os que ainda não conhecem, fica então o endereço para vocês: http://www.pedro.org.au/

Por: Ft. Maria Rosa Araújo Maia, D.Q.
Membro do PFM


Nenhum comentário: