31 de maio de 2011

AUMENTANDO O NÚMERO DE PACIENTES

Olá pessoal!!!!

 Venho aqui mais uma vez falar um pouco sobre as relações de trabalho, mais precisamente sobre seguradoras privadas de saúde. Então vamos ao que se trata......
Sabemos que os planos privados estão longe de realizar um repasse ideal em relação aos atendimentos médicos, que dirá em relação à Fisioterapia!!!!! Tendo isto em mente, muitos de nós não realizamos atendimento de pacientes conveniados, o que reduz bastante o nosso mercado de pacientes, que muitas vezes desistem do atendimento ainda durante a ligação para recepção dos consultórios ou clínicas quando sabem que não estarmos conveniados ao seu plano.
Como podemos lidar com essa situação???
Na verdade, existe uma forma de conseguimos que estes pacientes se tornem nossos.......Há uma determinação do Conselho Nacional de Saúde Suplementar, a qual regulamenta as ações de todos os seguros privados de saúde, mostrando a função de REEMBOLSO ao paciente que possui plano de saúde e se utiliza de serviços não credenciados.
Como funciona isso???
Por ex.: O paciente com hérnia de disco que não agüenta mais ir para o atendimento de Fisioterapia, cujo único recurso terapêutico é crioterapia, TENS e de vez em quando um ultrasom, nos pacotes mais completos, pode buscar atendimento especializado em outro local que não seja conveniado ao seu plano, sendo posteriormente ressarcido financeiramente em até 30 dias por seu plano.....
Então quer dizer que podemos ganhar mais pacientes dos planos, sem ser credenciado??
Podemos SIM!!!!! Contudo, esse ressarcimento ao cliente não é feito de modo integral, vai depender da tabela de repasse do plano de saúde. Mesmo assim, o cliente não sai pagando sozinho a sua consulta particular.
É preciso também que o fisioterapeuta emita recibo ou nota fiscal de seu atendimento para que o paciente possa comprovar junto ao seu plano que utilizou serviços não credenciados. E informar ao pacientes a necessidade de enviar número de conta e alguns documentos pessoais.
Por isso, sempre que chegar um cliente ao eu consultório esclareça-o acerca desta legalidade, faça-o tomar conhecimento de todo o processo legal, assim ele tornará um divulgador deste artifício e, se você realizar um trabalho com resultados, será um garoto propagando do seu atendimento. 
Pesquise mais sobre isso e aqui vai um modelo de requerimento de reembolso de uma seguradora de saúde e exemplo de cálculo do valor do reembolso:

 http://www.4shared.com/document/zb6D_O9g/Modelo_de_reembolso_da_Unimed.html
http://www.unimed.com.br/pct/comum/seguradora/impressao.jspcd_secao=34005&cd_materia=29758

Por: Ft. Esp. Johnnatas Mikael Lopes
Membro do Blog PFM

Nenhum comentário: