27 de fevereiro de 2010

Conceito Maitland, morre seu criador




Em 22 de janeiro de 2010 morre um Geoff Maitland. Criador do “Conceito Maitland”, foi um dos grande responsáveis para o desenvolvimento da Fisioterapia Manual. A abordagem de sua técnica surgiu na Austrália na década de 60, tendo se espalhado pelo resto do mundo, formando a base da fisioterapia manual.
O conceito que Geoff Maitland introduziu é baseado em observações clínicas que surgiram como resultado de uma abordagem sistemática no exame e tratamento dos sinais e sintomas presentes no paciente. Essa abordagem sistemática envolve a avaliação dos sinais e sintomas clínicos do paciente e a avaliação que os efeitos das técnicas de tratamento tem sobre esses sinais e sintomas. Já que o valor de uma técnica nos sinais e sintomas presentes podem ser avaliados, o fisioterapeuta é possuidora da capacidade de escolher a técnica de tratamento mais eficiente. Segundo Geoff "A abordagem prática para o uso da manipulação é relacionar o tratamento para os sintomas do paciente e sinais ao invés de diagnóstico" e que "... ... .... É muitas vezes impossível saber o que a patologia é na verdade ... ... ... .. sinais e sintomas [de uma lesão do disco], podem variar amplamente e exigem tratamentos diferentes ".Grande parte da importância do conceito reside na avaliação manual dos movimentos fisiológicos (osteocinemáticos) e acessórios (artrocinemáticos) articulares.
 Em 1965, ele executou seu primeiro curso de 3 meses sobre "Manipulação da Coluna", baseado na Austrália do Sul Instituto de Tecnologia em Adelaide. Em 1974 este curso desenvolvido em um ano pós-graduação em Fisioterapia Manipulativa e, posteriormente, tornou-se um curso de mestrado.
Sem dúvida alguma, Maitland deixou um grande legado para a Fisioterapia Manual, contribuindo de forma inestimável para o que é hoje.

José Diego
Organizador do Blog

Nenhum comentário: