28 de janeiro de 2009

Terapia Manual

A Terapia Manual reúne várias técnicas para tratamento do corpo como um todo usando unicamente as mãos do terapeuta. Essas técnicas visam restabelecer a saúde do corpo recuperando o equilíbrio entre seus próprios sistemas com o sistema nervoso. Atualmente, tais técnicas tem evoluído e vem crescendo com o interesse de profissionais fisioterapeutas, por seu instrumento de trabalho ser reduzido às mãos, e pelo resultado trazido aos pacientes, na maioria das vezes, de resposta rápida e resolutiva.

Evidências científicas da eficácia do tratamento manual vem aumentando e mostram que tais terapias tem respaldo científico e fisiológico e que verdadeiramente merecem credibilidade por produzir resultados impressionantes. Também mostram que precisam de um conhecimento clínico por parte do fisioterapeuta, já que é uma especialidade fisioterápica.

Um ponto bastante notável que se pode apontar é que o verdadeiro “terapeuta manual” não se contenta em apenas resolver os sintomas de seu paciente, mas sim em encontrar a causa que o levou a sintomatologia apresentada pelo paciente e resolvê-la. Dessa forma o paciente irá mesmo melhorar, tendo pouca ou nenhuma recidiva.

Nenhum comentário: